Ciência da Computação Arquitetura de Computadores

Vários microprocessadores modernos têm sido projetados com base nos conceitos da arquitetura RISC, que vem, cada vez mais, ganhando espaço em relação à arquitetura CISC. Com relação às arquiteturas RISC e CISC, assinale a opção correta.

  • A.

    Cada instrução RISC individual deve ser a mais complexa e a mais completa possível, de forma que o menor número possível de instruções possa executar qualquer conjunto de tarefas.

  • B.

    As instruções CISC têm sempre tamanho fixo, pois esse procedimento diminui a complexidade do projeto da unidade de controle.

  • C.

    Em geral, as arquiteturas RISC têm apenas um registrador interno, de forma a maximizar a quantidade de acessos à memória, já que o tempo de acesso à memória é muito inferior ao tempo de acesso aos registradores.

  • D.

    Ao contrário da arquitetura RISC, o conjunto de instruções da arquitetura CISC é o mais reduzido possível e, por essa deficiência, os compiladores e montadores para a arquitetura CISC devem ser muito mais complexos, gerando pseudo-instruções que executam tarefas mais complexas e que combinam instruções mais simples.

  • E.

    Diversos microprocessadores RISC fazem uso da técnica denominada pipeline.