Ciência da Computação Arquitetura de Computadores

Em relação à arquitetura dos computadores modernos, é muito comum a existência de máquinas de seis níveis, onde o nível 0 representa a essência do hardware com seus elementos primários de circuitos lógicos mais complexos. O nível 1 é que inicia o conceito de programa como uma seqüência de instruções a serem executadas diretamente pelos circuitos eletrônicos. Assim, analise:

 I. No nível 1, a microprogramação é utilizada especialmente nas máquinas classificadas de CISC – Complex Instruction Set Computer, que implementam instruções complexas correspondentes ao nível 2.

II. O nível 2 corresponde à linguagem de máquina ou o código binário executado pelo hardware. As máquinas RISC – Reduced Instruction Set Computer o utilizam para interpretar os códigos para o nível de microprogramação e, em seguida, para o nível 0.

III. O nível 3, onde, geralmente as instruções são desenvolvidas de forma híbrida, é o nível dos sistemas operacionais e destina-se a fornecer serviços básicos para os níveis superiores, tais como, interface com o usuário, gerenciamento de memória, escalonamento de processos e acionamento de dispositivos de entrada e saída de dados.

IV. Uma das diferenças existentes entre os níveis 1, 2 e 3, de um lado e os níveis superiores, de outro, é a natureza da linguagem provida. Enquanto as linguagens de máquina dos primeiros são freqüentemente numéricas (código binário, hexadecimal ou octal), as linguagens do nível 4 e superiores utilizam mnemônicos, que são ótimos para o entendimento lógico das pessoas.

É correto o que consta em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.