Ciência da Computação Arquitetura de Computadores

Considere as afirmativas sobre RAID (Redundant Array of Independent Disks).

I. É um sistema de armazenamento composto por vários discos rígidos, interligados entre si de várias formas distintas, com o objetivo final de aumentar a segurança dos dados, através de técnicas de tolerância a falhas, e de melhorar o desempenho, porém nem todas as implementações de RAID oferecem tolerância a falhas e melhoram o desempenho.

II. A implementação de um RAID pode ser efetuada por software ou por hardware. A implementação baseada em hardware é menos indicada quando se deseja obter, além da tolerância a falhas, melhoria no desempenho das operações de leitura e escrita em disco.

III. Existem vários níveis de RAID, com diferenças entre eles. Algumas diferenças são: a distribuição dos dados nos discos, a quantidade de discos necessários para a implementação da solução e maior ou menor tolerância a falhas.

IV. Em RAIDs com redundância, a segurança aumenta consideravelmente, protegendo os discos contra todo tipo de falhas, como cortes de energia e erros de sistemas operacionais. Este tipo de tecnologia é uma das melhores formas para garantir a segurança e disponibilidade dos dados.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.