Ciência da Computação Arquitetura de Computadores

Em relação à arquitetura de computadores, é correto afirmar:

  • A. Os computadores que formam o cluster devem ser interconectados, de maneira a formarem uma rede que permita o acréscimo ou a retirada de um nó sem interromper o funcionamento do cluster. Recomenda- se que o sistema operacional usado nos computadores seja de um mesmo tipo, em função de particularidades em cada sistema operacional, que poderiam impedir o funcionamento do cluster. O software a ser usado na montagem do cluster em si também é o responsável, entre outras funções, pela distribuição do processamento.
  • B. A placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que compõem o computador. O HD, a memória, o teclado, o mouse, a placa de vídeo, enfim, praticamente todos os dispositivos, precisam nela ser conectados para formar o computador. A arquitetura atual dos computadores utiliza placas-mãe que oferecem dispositivos de interconexão, tais como, slots para encaixe de memórias SDRAM, slots AGP, PCI e ISA para conexão de placas de vídeo, som, rede, modems, etc, slot para conexão de HDs padrão SATA e outros.
  • C. O SATA (Serial Advanced Technology Attachment) – ou Serial ATA – é um novo padrão de interface para dispositivos de armazenamento, principalmente para HDs. Sua vantagem em relação ao padrão ATA é a velocidade inicial de 150 MB por segundo (com freqüentes implementações de mais velocidade) enquanto o ATA 133 levou 15 anos para alcançar 133 MB por segundo de transferência de dados. A desvantagem do Serial ATA reside no fato de não permitir o uso da técnica hot-swap, que torna possível a troca de um dispositivo com o computador ligado.
  • D. ROM (Read Only Memory) é um tipo de memória cujas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e, após isso, só podem ser alteradas, mas nunca apagadas. Em outras palavras, são memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente. Os tipos de memória ROM mais conhecidos são PROM, EPROM, EDO e DDR.
  • E. Apesar do bem sucedido lançamento, o padrão AGP 2X tinha como ponto fraco a baixa velocidade na transmissão, que ia de 1,5 Mbps a 12 Mbps. Logo ficou evidente que o padrão AGP precisava de upgrade, o que causou o lançamento do AGP 4X e, logo em seguida, a versão 8X. O AGP 8X oferece a velocidade de 480 Mbps, o equivalente a cerca de 60 MB por segundo, sendo compatível, inclusive, com as versões anteriores.