Ciência da Computação Arquitetura de Computadores

A respeito do gerenciamento de memória realizado pelo sistema operacional, é correto afirmar que

  • A. páginas são espaços de endereçamento independentes e compostos, cada um, de uma seqüência linear de endereços (de 0 a até um valor máximo), podendo ser variável neste intervalo, durante a execução de um programa.
  • B. o algoritmo LRU (Least Recently Used) remove a página que está há mais tempo na memória principal, independente da última referência feita a essa página, associando um contador a cada moldura de página.
  • C. a segmentação implementada por swapping baseia-se na divisão de cada segmento em um conjunto de páginas e passa a trabalhar como no esquema da paginação sob demanda e, algumas páginas podem estar na memória, enquanto as demais, no disco.
  • D. todo processador que tem o suporte ao conceito de memória virtual tem o dispositivo MMU (Memory Management Unit) que, por sua vez, pode estar em um chip separado (porém, ligado ao chip do processador) ou integrado diretamente ao processador.
  • E. se o tamanho de uma página for n bytes, a quantidade média de espaço de endereçamento desperdiçado na última página pela fragmentação interna será de n/8 bytes, em média.