Ciência da Computação Arquitetura de Computadores

Em relação à estrutura, fundamentos e armazenamento em massa em ambientes operacionais é correto afirmar que

  • A. as VMs (Virtual Machines) estruturam o sistema operacional, removendo todos os componentes não-essenciais do kernel e implementando-os como programas em nível de sistema e usuário.
  • B.

    as informações em arquivos podem ser acessadas de várias maneiras. O acesso seqüencial baseia-se num modelo de disco de arquivos, já que os discos permitem acesso aleatório a qualquer bloco do arquivo. Neste caso, o arquivo é visto como uma seqüência numerada de blocos ou registros.

  • C. uma desvantagem do SAN (Storage Area Network) é que em sua implementação, as operações de E/S para armazenamento consomem largura de banda, aumentando assim, a latência da comunicação na rede.
  • D. um NAS (Network-Attached Storage) é uma solução flexível, pois vários hosts e arrays de armazenamento podem estar conectados ao mesmo NAS, e o armazenamento pode ser alocado aos hosts, de modo dinâmico.
  • E. no escalonamento de processos por prioridade em um sistema operacional, a CPU (Central Processing Unit) é alocada ao processo com maior prioridade – considerando que a cada processo está associada uma prioridade. Processos com mesma prioridade são escalonados na ordem FCFS (First Come First Serve).