Ciência da Computação Arquitetura de Computadores

Em relação às tecnologias implementadas nos microcomputadores, é correto afirmar que:

  • A.

    entre as técnicas implantadas para obter, continuamente, maior performance dos processadores atuais, destacam-se o aumento do clock, a redução do número interno de bits com os quais os circuitos internos operam, o aumento do número de bits externos e a concentração de processamento auxiliar na cache L1.

  • B.

    termos como USB, Firewire e Bluetooth referem-se a modalidades de barramentos mais velozes, cuja função principal é otimizar a velocidade de comunicação entre o processador e a memória principal.

  • C.

    o padrão IDE/ATA possui algumas limitações que o mantiveram fora do segmento de mercado de servidores, que ainda prefere o bom e velho padrão SCSI, não apenas por causa da maior largura de banda, confiabilidade e menor tempo de acesso, mas pelo fato de o padrão IDE/ATA não permitir a facilidade hot-swap.

  • D.

    o nível mais alto da hierarquia de armazenamento da informação em um computador é ocupado, por ordem de prioridade, pela memória principal, pelos buffers das interfaces E/S e pelas unidades de discos do sistema operacional.

  • E.

    tendo como finalidade conectar o processador aos dispositivos E/S, o barramento local de um microcomputador pode ser dividido em dados, endereço e entrada/saída.