Ciência da Computação Arquitetura de Computadores

Em relação à arquitetura de microcomputadores, é incorreto afirmar que

  • A. a CPU (Central Unit Processing) é formada pela unidade lógica e aritmética (ALU – Arithmetic and Logic Unit) e pela unidade de controle (CU – Control Unit). A ALU processa os dados enquanto a CU controla a operação da ALU e a transferência de dados e instruções para dentro e para fora da CPU.
  • B. o ciclo de instrução da CPU compreende os ciclos de busca (leitura da próxima instrução da memória para a CPU), de execução (interpreta o código da operação e a efetua) e de interrupção (em caso de interrupção, o estado atual do processo é salvo e a interrupção é processada).
  • C. o registrador de armazenamento temporário de dados (MBR – Memory Buffer Register) não é manipulado diretamente pela ALU e contém uma palavra de dados que deverá ser escrita na memória ou a palavra de dados lida mais recentemente.
  • D. o processo de busca antecipada de instrução (instruction prefetch) da estratégia pipeline acelera a execução das instruções. Em especial, se os estágios de busca e execução são efetuados na mesma duração, o número de instruções executadas por unidade de tempo será dobrado.
  • E. a confirmação (ACK) de interrupção confirma o envio ou a recepção de dados no barramento e é considerada uma das linhas de controle da estrutura de barramento de microcomputadores, já que este é usado para controlar o acesso e a utilização das linhas de dados e de endereço.