Ciência da Computação Arquitetura de Computadores

Sistemas operacionais são responsáveis pelo controle e alocação de recursos de hardware/software para a resolução de problemas dos usuários finais. Em termos de sistemas operacionais corporativos e de redes é correto afirmar que

  • A. no Unix, os objetos (arquivos, por exemplo) são classificados em container e não-container. Aqueles denominados containers podem conter outros objetos – neste caso, estes últimos herdam as permissões de acesso do primeiro (objeto-pai); o que não acontece com os objetos não-container.
  • B. o multiprocessamento simétrico (SMP – Symmetric Multi Processing) utilizado em sistemas multiprocessados não estabelece um relacionamento mestre-escravo entre os processadores. Solaris, Windows XP e MAC OS X são exemplos de sistemas operacionais que fornecem suporte ao SMP.
  • C. os módulos do kernel do LINUX possibilitam que aplicações façam requisições de serviço do sistema do kernel, efetuando a coleta dos argumentos necessários às chamadas de sistemas.
  • D. no sistema operacional AIX, as chamadas de procedimentos assíncronas (APCs – Asynchronous Procedure Calls) interrompem uma thread em execução e invocam um procedimento específi co (uma nova thread, encerramento de processos ou notifi cação de conclusão de operações de entrada/saída).
  • E. no Windows XP, há 32 níveis de requisição de interrupção (IRQLs – Interrupt ReQuests Levels). Destes, 24 são reservados para uso do kernel, por exemplo, em situações de falta de energia e notificação entre processadores.