Ciência da Computação Arquitetura de Computadores

Os sistemas operacionais gerenciam o hardware de computadores e oferecem uma base para os aplicativos, provendo assim, um serviço aos usuários finais. Para tal contexto, é incorreto afirmar que:
  • A. multi-programação fornece o compartilhamento de tempo; todavia, possui restrições de tempo fixas e bem-definidas. Com isso, o processamento deve ser efetuado em função destas restrições.
  • B. nos sistemas multi-programados, o sistema operacional mantém várias tarefas simultaneamente, na memória – o que aumenta a utilização efetiva da CPU, uma vez que o sistema operacional assegura que a CPU sempre esteja executando uma tarefa.
  • C. um sistema operacional de tempo compartilhado utiliza o escalonamento de CPU e a multi-programação para fornecer a cada usuário, uma pequena parte de um processamento com o tempo compartilhado.
  • D. um sistema operacional de rede oferece recursos tais como compartilhamento de arquivos por meio de comunicação em rede, de modo que diferentes processos em diversos computadores troquem mensagens – sendo assim, é considerado um sistema operacional menos autônomo que os demais.
  • E. do ponto de vista de um sistema computacional, o sistema operacional atua como um alocador de recursos, tais como espaço de memória, tempo de CPU (Central Processing Unit) e espaço para armazenamento de arquivos, por exemplo.