Ciência da Computação Redes de computadores Arquitetura de redes

Uma das principais motivações para se ter meios compartilhados usando-se protocolos de múltiplo acesso entre nós de uma rede de computadores é a elevada quantidade de enlaces que seria necessária caso fossem providas conexões para cada par de nós. Nesse sentido, diversos protocolos e técnicas de acesso compartilhado ao meio têm sido propostas e utilizadas. A respeito de técnicas e protocolos de acesso compartilhado ao meio, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Na multiplexação TDM (time division multiplexing), slots de tempo são alocados a canais. Essa alocação pode ocorrer com base em um padrão de repetição fixo, o que permite alocar-se banda de forma idêntica para cada um do usuários, porém mostra-se ineficiente para dados com padrão de tráfego em rajadas.

  • B.

    Nas redes locais usando o padrão IEEE 802.5 (voltado para redes do tipo token ring), emprega-se o mecanismo conhecido como binary exponential backoff para tratar colisões entre diferentes estações que tentem competir simultaneamente pelo acesso ao meio compartilhado, da mesma forma como ocorre nas redes Ethernet.

  • C.

    A técnica de alocação SDMA (space division multiple access) tem sido utilizada para alocar espaço geográfico e recursos de rede a usuários em uma rede wireless. Assim, em uma rede de comunicação móvel celular, considerando-se que um telefone móvel pode receber sinais oriundos de diferentes estações radiobase (ERB), um algoritmo de MAC pode decidir que ERB é a estação que melhor atende a cada usuário, com base no fato de que freqüências, slots de tempo ou códigos estão disponíveis, conforme o sistema de comunicação móvel utilizado.

  • D.

    Uma das melhorias do protocolo aloha clássico é conhecida como protocolo slotted aloha (ou aloha segmentado), que, entretanto, não oferece garantias de transmissão com sucesso, relacionadas ao atraso máximo no acesso ao meio throughput (vazão) mínimo.