Ciência da Computação Redes de computadores Arquitetura de redes

Uma das funcionalidades básicas necessárias ao bom funcionamento da Internet está ligada à atividade de roteamento, na qual são escolhidos os caminhos pelos quais os pacotes irão trafegar ao longo da rede. Para esse fim, diversos protocolos de roteamento têm sido definidos, o que permite que, diferentemente do que ocorre com as camadas de enlace e física, a camada de rede seja a camada mais baixa a tratar com transmissão fim-a-fim. A respeito de protocolos e técnicas de roteamento, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma técnica de roteamento estático é o flooding, em que uma parcela dos pacotes que chegam a um dado nó é reenviada para todos os nós vizinhos. Essa parcela é construída de forma dependente do número de pacotes anteriormente enviados entre cada par de nós da rede.

  • B.

    Uma técnica de roteamento estático utiliza o conceito de menor caminho entre dois nós, em que se obtém o somatório das distâncias, medidas comumente em quilômetros, entre cada par de nós intermediários. Outras medidas de distâncias, diferentes da distância física, não são consideradas.

  • C.

    O OSPF é um protocolo do tipo EGP (exterior gateway routing protocol), enquanto o BGP é do tipo IGP (interior gateway routing protocol).

  • D.

    O protocolo IP suporta sessões de comunicação multicast e utiliza, para esse fim, endereços de classe D; o roteamento multicast é feito mediante a utilização de spanning trees.