Ciência da Computação Redes de computadores Arquitetura de redes

Considerando os conceitos associados à transmissão de dados/voz em uma linha telefônica é incorreto afirmar que

  • A. a multiplexação por divisão de freqüência consiste na transmissão seqüencial de canais telefônicos, efetuando com isso um melhor aproveitamento do espectro de freqüência disponibilizado.
  • B. a multiplexação por divisão de freqüência permite o agrupamento de diferentes canais em um super grupo, o qual consiste na multiplexação por freqüência de canais arranjados em grupos, seguido da multiplexação destes grupos, permitindo um melhor aproveitamento do canal.
  • C. para transmissão de vários bits por baud, o modem padrão V.32bis de 14400bps efetua uma transmissão de 6 bits por amostra com uma velocidade de 2400 bauds.
  • D. na multiplexação por divisão do tempo os dados analógicos são convertidos ao formato digital por meio de codec (codificador/decodificador) efetuando-se uma amostragem do sinal milhares de vezes por segundo.
  • E. conforme o teorema de Nyquist, a taxa máxima de dados em um canal sem ruído é o dobro da taxa de amostras, ou seja, em um canal de 4000Hz (com transmissão de sinais binários) a capacidade é de 8000 bps (bits por segundo).