Ciência da Computação Redes de computadores Arquitetura de redes

Acerca de sistemas e subsistemas de cabeamento estruturado, e aspectos correlacionados é CORRETO afirmar que

  • A.

    o cabeamento, em uma sala de telecomunicações, deve usar cabos blindados, ao contrário dos cabeamentos vertical e horizontal. O cabo STP garante melhor desempenho na rede, uma vez que serão usados nos jumpers de terminadores mecânicos, conectores de cruzamento (crossconnects) e terminadores para os sistemas de Cabeação Horizontal e Vertical, diminuindo a atenuação e perdas por diafonia.

  • B.

    o cabeamento do subsistema de backbone de um campus deve ser formado por fibras ópticas, uma vez que esse tipo de cabeamento tem por finalidade interconectar edificações separadas por longas distâncias. As fibras ópticas também evitam que descargas elétricas danifiquem equipamentos entre os prédios para o caso de problemas no aterramento, já que transmitem apenas luz.

  • C.

    o distribuidor geral é o ponto para onde converge todo cabeamento horizontal de um andar. É lá onde estão os painéis de conexão cruzada (Patch Panel, Bloco IDC,...) e concentradores, entre outros. Toda a manutenção necessária para mudança de pontos, mesmo as de dados e voz, ocorre neste distribuidor, que deve estar devidamente aterrado.

  • D.

    o cabeamento horizontal e o cabeamento vertical correspondem a instalações internas de uma edificação. Para o caso do uso de par trançado para suporte a uma rede Gigabit Ethernet, todos os pares do cabo serão usados para transmitir dados, diferentemente do que ocorre em uma rede Fast Ethernet, que utiliza apenas 2 pares.