Ciência da Computação Redes de computadores Arquitetura de redes

Sobre as tecnologias de rede e seus princípios e características fundamentais é correto afirmar que
  • A. em redes ATM (Asynchronous Transfer Mode), ao considerar o serviço de rede de taxa constante de bits (CBR – Constant Bit Rate), é possível haver perda de células. Todavia, é garantida uma taxa mínima de transmissão de células à conexão.
  • B. o quadro Ethernet é composto por um campo de dados que varia de 45 a 1500 bytes, um campo de endereço destino (de 4 bytes) e um campo de endereço origem (de 4 bytes), um campo de tipo (2 bytes), um preâmbulo de 8 bytes e um campo de verificação de redundância cíclica (CRC – Cyclic Redundancy Check) de 4 bytes.
  • C. as células ATM têm cabeçalhos de 40 bits, contendo os campos: identificador do canal virtual (VCI – Virtual Channel Identifier), o tipo de carga útil (PT – Payload Type) e um byte de controle de erros do cabeçalho (HEC – Header Error Control).
  • D. os padrões IEEE 802.11 para tecnologias de redes locais sem fio (wireless) compartilham várias características, entre elas, o uso do protocolo de acesso ao meio CSMA/CD, estrutura de quadros, e fornecem suporte ao modo infra-estrutura e ao modo ad-hoc.
  • E. a tecnologia Gigabit Ethernet, padrão IEEE 802.3z, usa o formato-padrão do quadro Ethernet, possui topologia em estrela (com hub ou switch atuando como elemento central), e utiliza a técnica de acesso múltiplo com detecção de portadora e detecção de colisão (CSMA/CD – Carrier Sense Multiple Access – Colision Detection).