Ciência da Computação Arquiteturas

Com relação à arquitetura orientada a serviço (SOA), que visa aumentar a eficiência, a agilidade e a produtividade de uma empresa, por meio de serviços de posicionamento, assinale a opção correta.

  • A.

    Um serviço deve ser interoperável, ou seja, deve ter capacidade de interagir em sistemas heterogêneos, o que dispensa a reusabilidade do serviço.

  • B.

    A composabilidade de serviço, ou seja, sua capacidade de se compor com outros serviços para a elaboração de um novo serviço, apoia-se no princípio de que, na arquitetura SOA, os serviços são não agnósticos.

  • C.

    A descrição do serviço é obrigatória e deve ser preenchida no cabeçalho do serviço. Por questão de segurança, essa descrição deverá omitir a semântica do serviço, devendo ater-se à interface, aos protocolos e ao endereço para acesso.

  • D.

    Serviço é um recurso abstrato que representa a capacidade de execução de tarefas, funcionalidade coerente a partir do ponto de vista do provedor do serviço e de seu solicitante.

  • E.

    Granularidade do serviço é a fronteira abstrata que define os tipos e níveis de detalhes das mensagens, bem como os padrões de troca de mensagens entre envolvidos na interação com o serviço.