Ciência da Computação Aspecto Gerais

Analise as seguintes afirmações relacionadas a QoS, configuração e gerenciamento de redes de computadores:

I. Os bits usados no endereço IP para o endereço de rede e das sub-redes são identificados por uma máscara de mesmo tamanho de um endereço IP. Em uma máscara, os bits com valor 0 (zero) identificam os bits usados para reconhecer a rede e as sub-redes no endereço IP.

II. Tanto no roteamento estático quanto no roteamento dinâmico, as tabelas de roteamento são atualizadas a partir de informações trocadas entre os roteadores. O ponto que difere as duas tecnologias está na possibilidade de escolha da melhor rota disponível no momento, existente apenas no roteamento dinâmico.

III. A interface loopback é um tipo especial que permite fazer conexões com a própria máquina local. Computadores que usam o protocolo TCP/IP utilizam esta interface e, por convenção, o endereço IP 127.0.0.1 é o escolhido especificamente para a loopback. Com esse tipo de interface, uma conexão Telnet, por exemplo, para 127.0.0.1, abrirá uma conexão para o computador local.

IV. No TCP/IP, cada serviço é associado a um número chamado porta, onde o servidor espera pelas conexões dos computadores clientes. Uma porta de rede pode ser referenciada tanto pelo número como pelo nome do serviço. Algumas portas padrões, como por exemplo, as portas 21, 23, 25, 80 e 110 associadas, respectivamente, ao FTP, Telnet, SMTP, HTTP e POP3 são usadas em serviços TCP/IP.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • A.

    I e II

  • B.

    II e III

  • C.

    III e IV

  • D.

    I e III

  • E.

    II e IV