Ciência da Computação Aspecto Gerais

As ferramentas utilizadas nas auditorias de Tecnologia da Informação normalmente auxiliam na extração e seleção de dados e podem fornecer relatórios com indicativos de desvios. Essas ferramentas e as técnicas por elas utilizadas proporcionam ao usuário vantagens como: ganho na produtividade, redução de custo e qualidade. Quanto a essas técnicas e ferramentas utilizadas nas auditorias de TI é correto afirmar que a técnica denominada "Rastreamento e Mapeamento" envolve

  • A.

    a verificação da lógica de programação para certifi car que as instruções dadas ao computador são as mesmas já identificadas nas documentações do sistema.

  • B.

    a inclusão de lógicas de auditoria nos sistemas quando são desenvolvidos.

  • C.

    o uso de um programa especialmente desenvolvido para processar transações e dados anteriormente executados numa rotina normal e operacional com o objetivo de verificar se os resultados são idênticos.

  • D.

    a simulação de operações normais com o objetivo de estimular a verificação de resultados recorrentes que são inconsistentes.

  • E.

    o desenvolvimento e implementação de uma trilha de auditoria para acompanhar certos pontos da lógica do processamento de algumas transações.