Ciência da Computação Aspecto Gerais

WSRP (Web Services for Remote Portlets) define um conjunto de interfaces que todo WSRP Producer deve implementar e que todo WSRP Consumer utiliza para interagir com os portlets remotos. O grande benefício de se padronizar estas interfaces é a possibilidade de criar portlets genéricos. Assim, todo fornecedor de portal que queira suportar WSRP deve seguir a sua especificação. A especificação WSRP 2.0 propõe 4 interfaces cujas definições estão apresentadas abaixo. Assinale a interface que não existe na especificação WSRP 2.0.

  • A.

    Service Description Interface (Interface de Descrição de Serviço): fornece uma descrição dos serviços fornecidos pelo Producer. Baseado nestas informações, o Consumer é capaz de determinar o que é preciso para executar o portlet.

  • B.

    Portlet Bridge Interface (Interface-Ponte do Portlet): funciona como uma ponte para o ambiente de execução, em que diferentes abstrações são utilizadas para processar as interações com o usuário ou para renderizar a interface gráfica do portlet.

  • C.

    Markup Interface (Interface de Marcação): permite que o Consumer interaja com o portlet remoto.

  • D.

    Registration Interface (Interface de Registro): permite que o Producer obrigue que os Consumers façam um registro antes de interagir com os serviços.

  • E.

    Portlet Management Interface (Interface de Gerenciamento do Portlet): fornece acesso ao ciclo de vida do portlet remoto. U m Consumer poderia customizar o comportamento do portlet mediante o uso desta interface.