Ciência da Computação Aspectos Gerais

Constantes interrupções de energia em determinada empresa levaram seus responsáveis a pensar nos aspectos de segurança da informação que deveriam ser trabalhados. A esse respeito, a Norma ISO 27002:2005 diz que é conveniente que os equipamentos sejam protegidos contra falta de energia elétrica e outras interrupções causadas por falhas das utilidades. Para isso, essa norma prescreve as diretrizes para implementação listadas abaixo, EXCETO a seguinte:
  • A. Recomenda-se o uso de UPS para suportar as paradas e desligamento dos equipamentos ou para manter o funcionamento contínuo dos equipamentos que suportam operações críticas dos negócios.
  • B. Convém que haja planos de contingência de energia referentes às providências a serem tomadas em caso de falha do UPS.
  • C. Convém que os equipamentos UPS e os geradores sejam verificados em intervalos regulares para assegurar que eles tenham capacidade adequada, e sejam testados de acordo com as recomendações do fabricante.
  • D. Convém que esteja disponível um suprimento adequado de combustível para garantir a operação prolongada do gerador.
  • E. Convém que as chaves de emergência para o desligamento da energia fiquem protegidas da ação de vandalismo e longe das salas de equipamentos, para evitar o desligamento acidental por funcionários não especializados.