Ciência da Computação Segurança da Informação Backup

Na administração de sistemas, os backups são imprescindíveis, pois sem eles dados podem ficar irrecuperáveis caso sejam perdidos devido a uma falha acidental ou a uma invasão. Ao implantar uma política de backup no TRT da Bahia, o responsável deve
  • A. fazê-los da forma menos automatizada possível, envolvendo todos no trabalho de realização do backup, de maneira a dividir a responsabilidade dos administradores e operadores dos sistemas com os funcionários.
  • B. retirar da lista de itens cujo backup deve ser feito com frequência: dados, arquivos de configuração e logs.
  • C. providenciar meios para armazenar os backups fora do Tribunal, como em cofres de bancos, por exemplo. Essa é a única maneira de garantir a confidencialidade e a integridade desses backups, além de evitar que dados sejam perdidos por problemas com backups que não podem ser restaurados.
  • D. evitar fazer a verificação do backup logo após a sua geração para impedir que dados sejam perdidos. A verificação deve ser feita posteriormente, em intervalos regulares, apenas para tentar descobrir defeitos em dispositivos e meios de armazenamento usados no Tribunal.
  • E. evitar o backup de binários (executáveis e bibliotecas), porque abre a possibilidade de que eventuais malwares ou executáveis corrompidos sejam reinstalados na restauração do sistema. A exceção é um backup completo do sistema logo após a sua instalação, ant es que ele seja colocado na rede do Tribunal.