Ciência da Computação Banco de Dados Banco de dados Orientado a Objetos

Para as questões 35 e 36, considere a modelagem orientada por objetos de um sistema de informação para uma empresa. Os funcionários dessa empresa estão organizados de forma hierárquica, tal que cada funcionário, com exceção do presidente da empresa, é diretamente subordinado a exatamente um funcionário; este funcionário é o seu supervisor. Funcionários que não são supervisores são denominados encarregados. O conjunto dos superiores de um funcionário é formado por seu supervisor, pelo supervisor de seu supervisor, e assim por diante, até se chegar ao presidente.

Considere, ainda, que o sistema será modelado por meio de um dos dois diagramas de classe a seguir:

A relação funcionarios entre as classes Empresa e Funcionario será implementada por meio de um lista de objetos da classe Funcionario na classe Empresa, e conterá referências a todos os funcionários da empresa.

Considere que a relação definida no Diagrama 1 seja implementada por meio de um atributo de nome supervisor na classe Funcionário, de modo que se F1 for supervisor de F2, então o atributo supervisor do objeto F2 referencia F1.

Considere, ainda, que as seguintes operações devam ser implementadas na classe Empresa:

I. Dado um funcionário, obter a lista de todos os seus superiores.

II. Obter a lista de todos os encarregados da empresa.

III. Dado um funcionário, obter a lista de todos os seus subordinados.

Dentre essas operações, NÃO podem ser implementadas percorrendo-se uma única vez a lista de funcionários da classe Empresa:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.