Ciência da Computação Banco de Dados

No modelo de dados utilizado nos bancos de dados relacionais,

  • A.

    permite-se a manipulação de sistemas de árvores em rede para armazenamento de informações relativas aos espectros refletidos nos bytes que são obtidos em imagens processadas por satélites de sensoriamento remoto.

  • B.

    os dados são estruturados em hierarquias ou árvores. Os nós das hierarquias contêm ocorrências de registros, e cada registro é uma coleção de campos (atributos), cada um destes contendo apenas uma informação. O registro da hierarquia que precede a outros é o registro-pai, e os outros são chamados de registrosfilhos.

  • C.

    os registros são organizados em grafos com um único tipo de associação (set) que define uma relação 1:N entre dois tipos de registros: proprietário e membro. Dessa maneira, dados dois relacionamentos 1:N entre os registros A e D e entre os registros C e D, será possível construir um relacionamento M:N entre A e D.

  • D.

    podem-se construir mais facilmente alguns sistemas como CAD e CAM, usando-se tipos complexos de dados. A habilidade para criar os tipos de dados necessários é uma característica das linguagens de programação orientadas a objetos. Contudo, esses sistemas necessitam guardar representações das estruturas de dados que utilizam no armazenamento permanente.

  • E.

    permite-se uma independência de dados nos sistemas gerenciadores de banco de dados e providencia-se um conjunto de funções apoiadas em álgebra relacional para armazenamento e recuperação de dados, tendo por base a teoria dos conjuntos e a álgebra relacional. Esse modelo foi resultado de um estudo teórico realizado por Codd.