Questões de Concurso de COBIT - Ciência da Computação

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Questão 774811

Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2015

Cargo: Analista do CNMP - Apoio Informação e Comunicação - Suporte e Infraestrutura / Questão 26

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O COBIT 5 baseia-se em cinco princípios básicos para governança e gestão de TI da organização, que são:

1o Princípio: Atender às Necessidades das Partes Interessadas

2o Princípio: Cobrir a Organização de Ponta a Ponta

3o Princípio: ......

4o Princípio: ......

5o Princípio: Distinguir a Governança da Gestão

Preenche, correta e respectivamente, as lacunas referentes aos 3o e 4o Princípios:

  • A. Permitir uma Abordagem Holística − Otimizar o custo da tecnologia e dos serviços de TI
  • B. Otimizar o custo da tecnologia e dos serviços de TI − Agregar valor ao negócio a partir dos investimentos em TI
  • C. Manter informações de alta qualidade para apoiar decisões corporativas − Manter o risco de TI em um nível aceitável
  • D. Aplicar um Modelo Único Integrado − Permitir uma Abordagem Holística
  • E. Aplicar um Modelo Único Integrado − Otimizar o custo da tecnologia e dos serviços de TI

Questão 799197

Ministério da Educação (MEC) 2015

Cargo: Atividades Técnicas de Complexidade Gerencial - Área Gerente de Projetos / Questão 68

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens que se seguem, referentes ao COBIT 5. A identificação e comunicação clara sobre como os habilitadores são importantes para se alcançar os objetivos corporativos são itens ausentes na cascata de objetivos do COBIT 5.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 786740

Tribunal de Contas da União (TCU) 2015

Cargo: Auditor Federal de Controle Externo - Área Controle Externo / Questão 111

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens seguintes de acordo com o que prevê o COBIT em sua versão 5. Partes interessadas, cultura, ética, comportamento das pessoas e comportamento da organização são categorias de habilitadores no COBIT 5.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 729566

Tribunal Regional do Trabalho / 16ª Região (TRT 16ª) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Tecnologia da Informação / Questão 36

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

André trabalha como Analista Judiciário e, analisando o modelo de maturidade do CobiT 4.1, concluiu que a performance atual do TRT da 16a Região nos seus processos de TI encontra-se no seguinte patamar: “os processos evoluíram para um estágio em que procedimentos similares são seguidos por diferentes funcionários fazendo a mesma tarefa. Mas não existe um treinamento formal ou uma comunicação dos procedimentos padronizados e a responsabilidade é deixada com cada um dos funcionários. Há um alto grau de confiança no conhecimento por parte deles e, consequentemente, erros podem ocorrer”. O TRT da 16a Região encontra-se no nível de maturidade
  • A. 3 (Processo Definido) e o próximo nível de maturidade a ser alcançado é o nível 4 (Gerenciado e Mensurável). No nível 4, a gerência passa a monitorar e medir a aderência aos procedimentos e adotar ações em que os processos parecem não funcionar muito bem no TRT da 16a Região. Os processos estarão em constante aprimoramento e fornecerão boas práticas. Automação e ferramentas serão utilizadas de uma maneira limitada ou fragmentada.
  • B. 4 (Gerenciado e Mensurável) e o próximo nível de maturidade a ser alcançado é o nível 5 (Processo Definido). No nível 5, a gerência passa a monitorar e medir a aderência aos procedimentos e adotar ações em que os processos parecem não funcionar muito bem no TRT da 16a Região. Os processos estarão em constante aprimoramento e fornecerão boas práticas. Automação e ferramentas serão utilizadas de uma maneira limitada ou fragmentada.
  • C. 2 (Repetível, porém Intuitivo) e o próximo nível de maturidade a ser alcançado é o nível 3 (Processo Definido). No nível 3, os procedimentos terão sido padronizados, documentados e comunicados através de treinamento. Todos do TRT da 16a Região devem seguir estes processos, mas possivelmente desvios não serão detectados. Os procedimentos não serão sofisticados, mas existirá a formalização das práticas existentes.
  • D. 1 (Inicial / Ad hoc) e o próximo nível de maturidade a ser alcançado é o nível 2 (Repetível, porém Intuitivo). No nível 2, os procedimentos terão sido padronizados, documentados e comunicados através de treinamento. Todos do TRT da 16a Região devem seguir estes processos, mas possivelmente desvios não serão detectados. Os procedimentos não serão sofisticados, mas existirá a formalização das práticas existentes.
  • E. 3 (Repetível, porém Intuitivo) e o próximo nível de maturidade a ser alcançado é o nível 4 (Gerenciado e Mensurável). No nível 4, os processos terão sido refinados a um nível de boas práticas, baseado no resultado de um contínuo aprimoramento e modelagem da maturidade como em outros Tribunais. A TI passará a ser utilizada no TRT da 16a Região como um caminho integrado para automatizar o fluxo de trabalho, provendo ferramentas para aprimorar a qualidade e efetividade, tornando a organização rápida em adaptar-se.

Questão 729567

Tribunal Regional do Trabalho / 16ª Região (TRT 16ª) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Tecnologia da Informação / Questão 37

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

  • A. de controles gerenciais - de negócios - de TI
  • B. de negócios - de controle - tecnológicos
  • C. de maturidade - estratégicos - de TI
  • D. de capacidade - de controle - estratégicos
  • E. de TI - de controles gerenciais - de negócios

Questão 754494

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Arquitetura de Soluções de Tecnologia da Informação / Questão 40

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que diz respeito ao COBIT v. 5, julgue os itens subsecutivos. As pessoas envolvidas nos processos de tecnologia da informação (TI) de uma empresa são consideradas recursos de TI caso sejam funcionários internos da empresa.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 731099

Tribunal de Justiça   - CE (TJCE/CE) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Técnico-Administrativa / Questão 66

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A orientação aos negócios do COBIT consiste em objetivos de negócios associados a objetivos de TI, provendo métricas e modelos de maturidade para medir a sua eficácia e identificando as responsabilidades relacionadas aos donos dos processos de negócios e de TI. Considerando essas informações, assinale a opção em que é apresentado o resultado do diagnóstico de maturidade obtido com a utilização do modelo COBIT.
  • A. estratégias, objetivos e indicadores para uma adequada gestão da TI
  • B. orientação de priorização dos processos a serem trabalhados para a evolução da maturidade na área de TI
  • C. análise e justificativa pelo não cumprimento dos objetivos de TI
  • D. comparativo do plano diretor de TI (PDTI) com o que efetivamente foi realizado na área de TI até a data de realização do diagnóstico
  • E. mapa de todas as áreas e processos de negócio da empresa no que se refere à maturidade na área de TI

Questão 740920

Tribunal de Justiça   - SE (TJSE/SE) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa - Especialidade: Banco de Dados / Questão 107

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens que se seguem, a respeito do COBIT 4.1. Desenvolvimento, compras, avaliação e execução são domínios de processos do COBIT.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 740921

Tribunal de Justiça   - SE (TJSE/SE) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa - Especialidade: Banco de Dados / Questão 108

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens que se seguem, a respeito do COBIT 4.1. A entrega de valor visa garantir a ligação entre os planos de negócios e de TI, com a definição, manutenção e validação da proposta de valor de TI bem como o alinhamento das operações de TI com as operações da organização.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 687440

Tribunal Regional do Trabalho / 18ª Região (TRT 18ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Tecnologia da Informação / Questão 38

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Os vários elementos do modelo CobiT 4.1 podem ser mapeados com as áreas de foco de governança de TI. Por exemplo: no Alinhamento Estratégico, os Objetivos e as Métricas são mapeados como Ferramenta Primária (P); na Entrega de Valor, as Práticas são mapeadas como Ferramenta Secundária (S); no Gerenciamento de Risco, as Métricas, as Práticas e os Modelos de Maturidade são mapeados, respectivamente, como S, P e S. No Gerenciamento de Recursos, as Métricas, as Práticas e os Modelos de Maturidade são mapeados, respectivamente, como

  • A.

    S, P e P.

  • B.

    S, S e P.

  • C.

    S, P e S.

  • D.

    P, S e P.

  • E.

    P, S e S.