Ciência da Computação Gestão de TI COBIT

Uma instituição pública está desenvolvendo sua nova folha de pagamento. A migração do sistema legado é complexa e cheia de potenciais problemas, aparentemente, imprevisíveis. Na reunião de governança do projeto, que envolveu equipe técnica, gerencial, de negócio e fornecedores, estavam todos preocupados em garantir a entrega do sistema. Para tanto, foi discutida a importância de gerenciar, de forma mais transparente, os riscos do projeto. Os gestores entenderam, então, que o modelo Cobit seria utilizado como referência metodológica para estratégia de TI. A respeito da utilização das melhores práticas do Cobit neste caso, considere as afirmativas abaixo.

I - Como o sistema da nova folha de pagamento já está na fase de implantação, a governança necessária não precisará envolver a alta direção, somente a equipe de suporte, conforme os domínios Adquirir e Implementar (AI), e Entregar e Suportar (DS).

II - A instituição deverá criar um plano estratégico que defi na, em cooperação com as partes interessadas relevantes, como a TI contribuirá com os objetivos estratégicos da organização e quais os custos e riscos relacionados, conforme domínio Planejar e Organizar (PO).

III - A instituição deverá focar no processo “Avaliar e gerenciar riscos de TI”, que é um processo vinculado ao domínio Monitorar e Avaliar (ME), de forma que as Iniciativas de governança de TI incluam a adoção de metodologias de controles e boas práticas que ajudem a monitorar erros.

Está correto APENAS o que se afi rma em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    I e III