Ciência da Computação Gestão de TI COBIT

O CobiT é orientado para os objetivos e escopo da governança de TI, assegurando que a metodologia de controle seja compreensiva e alinhada com os princípios de governança de organizações. Além disso,

  • A.

    o CobiT é baseado na análise e na harmonização dos padrões e boas práticas de TI existentes, adequando-se aos princípios de governança geralmente aceitos. Ele está posicionado em alto nível, direcionado por requisitos de negócios, abrange todas as atividades de TI e concentra-se em como atingir uma efetiva governança, gerenciamento e controle e não no que deveria ser obtido.

  • B.

    o CobiT age como um modelo único que reúne todas as boas práticas de governança de TI e influencia a alta direção, gerências de negócios e de TI, profissionais de governança, avaliação e segurança e profissionais de auditoria de TI. É desenhado para ser independente de outros padrões.

  • C.

    para atingir o alinhamento das boas práticas com os requisitos de negócios é recomendável que o CobiT seja utilizado em um alto nível, provendo uma metodologia de controle geral com base em um modelo de processos de TI que deve servir para toda a empresa. Práticas e padrões cobrindo áreas específicas podem ser mapeados com o CobiT, provendo, assim, um material de orientação.

  • D.

    os padrões e boas práticas do CobiT só funcionam quando aplicados como uma política rígida de regras e princípios para produzir procedimentos genéricos. Para evitar que as práticas fiquem só no papel, a gerência e os funcionários devem entender o que fazer, como fazer e porque isso é importante.

  • E.

    a implementação de boas práticas provindas de diferentes modelos sempre gera conflitos com a governança e o ambiente de controle da organização, devido às dificuldades de integração com outros métodos e práticas utilizadas. Assim, o CobiT provê uma solução que integra todos os padrões, gerando a efetividade desejada e dispensando a utilização de outros modelos.