Ciência da Computação Gestão de TI COBIT

A missão do CobiT é pesquisar, desenvolver, publicar e promover um modelo de controle para governança de TI atualizado e internacionalmente reconhecido para ser adotado por organizações e utilizado no dia a dia por gerentes de negócios, profissionais de TI e profissionais de avaliação. Além disso,

  • A.

    o modelo CobiT é baseado nos princípios: prover a informação de que a organização precisa para atingir os seus objetivos, as necessidades para investir, gerenciar e controlar os recursos de TI usando um conjunto estruturado de processos para prover os serviços que disponibilizam as informações necessárias para a organização.

  • B.

    os recursos de TI identificados no CobiT são: Sistemas, Infraestrutura, Controles e Pessoas.

  • C.

    o CobiT define as atividades de TI em um modelo de processos genéricos com 4 domínios. Esses domínios são: Planejar e Controlar, Organizar e Implementar, Entregar e Monitorar, Testar e Avaliar.

  • D.

    o modelo CobiT fornece um modelo de referência e uma linguagem específica para cada departamento da organização de forma que cada gerente e cada funcionário possam visualizar e gerenciar as suas atividades específicas de forma alinhada à TI. O gerenciamento e o controle da infraestrutura de TI estão presentes em toda a metodologia CobiT e ajudam a assegurar o alinhamento com os requisitos de negócios.

  • E.

    a orientação para processos é o principal tema do CobiT, o qual foi desenvolvido para ser utilizado por provedores de serviços de TI, usuários e gerentes, mas também, e mais importante, para fornecer um guia de controles para a alta administração gerenciar o ROI e os investimentos de TI de seus negócios.