Ciência da Computação Segurança da Informação Conceitos Básicos de Segurança

Vários autores, na área de Segurança da Informação, defendem que, para uma informação ser considera segura, o sistema que o administra ainda deve respeitar algumas características. Com relação a este contexto, analise as seguintes questões:

I. Privacidade da informação; aderência de um sistema à legislação; característica das informações que possuem valor legal dentro de um processo de comunicação, onde todos os ativos estão de acordo com as cláusulas contratuais pactuadas ou a legislação política institucional, nacional ou internacional vigentes.

II. Auditoria; rastreabilidade dos diversos passos que um negócio ou processo realizou ou que uma informação foi submetida, identificando os participantes, os locais e horários de cada etapa. Auditoria em software significa uma parte da aplicação, ou conjunto de funções do sistema, que viabiliza uma auditoria; consiste no exame do histórico dos eventos dentro de um sistema para determinar quando e onde ocorreu uma violação de segurança.

III. Não repúdio; não é possível negar uma operação ou serviço que modificou ou criou uma informação; não é possível negar o envio ou recepção de uma informação ou dado.

IV. Legalidade; foge do aspecto de confidencialidade. Uma informação legal deve ser vista / lida / alterada somente pelo seu dono. Garante ainda, que a informação não será disponibilizada para outras pessoas; É a capacidade de um usuário realizar ações em um sistema sem que seja identificado.

A sequência correta é:
  • A. Apenas as assertivas II e III estão corretas.
  • B. Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
  • C. As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
  • D. Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.