Ciência da Computação Segurança da Informação Criptografia, Assinatura e Certificado Digitais

O SSL (secure sockets layer) e o TLS (transport layer security) são protocolos criptográficos que fornecem comunicações seguras na Internet. Observam-se pequenas diferenças entre o SSL 3.0 e o TLS 1.0, mas o protocolo permanece substancialmente o mesmo. No que se refere a esses mecanismos de segurança, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma das deficiências do TLS é o fato de ele utilizar apenas processos de criptografia simétrica para garantir os serviços de segurança.

  • B.

    O primeiro passo para a abertura de uma conexão SSL é conhecido como SERVER_HELLO, por meio do qual o servidor envia para o cliente os algoritmos criptográficos que ele suporta a fim de que um deles seja escolhido pelo cliente.

  • C.

    Uma diferença entre o TLS e o SSL consiste em suas posições em relação às camadas do modelo OSI, pois o TLS funciona em uma camada abaixo da camada do protocolo TCP, e o SSL funciona acima dessa camada, na camada de aplicação.

  • D.

    Uma utilização típica do SSL ocorre quando somente o servidor é autenticado, enquanto os clientes permanecem sem autenticação. Isso é motivado pelo fato de a autenticação mútua demandar a existência de uma infra-estrutura de chaves públicas (ICP ou PKI) da qual façam parte, além do servidor, os clientes.