Ciência da Computação Segurança da Informação Criptografia, Assinatura e Certificado Digitais

Acerca de criptografia, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma das vantagens da criptografia simétrica em relação à assimétrica é a maior velocidade de cifragem ou decifragem das mensagens. Embora os algoritmos de chave assimétrica sejam mais rápidos que os de chave simétrica, uma das desvantagens desse tipo de criptografia é a exigência de uma chave secreta compartilhada.

  • B.

    A criptografia assimétrica baseia-se no conceito de par de chaves. O RSA é um algoritmo assimétrico que utiliza duas chaves criptográficas e cuja segurança fundamenta-se na dificuldade de fatoração de números inteiros extensos.

  • C.

    Por definição, as funções de criptografia devem ser reversíveis. Alguns algoritmos como o DES (data encryption standard) e o DSS (digital signature standard) utilizam três chaves, uma para criptografar os dados (denominada chave pública), uma para decifrar os dados (denominada chave privada) e uma para aumentar a confiabilidade da encriptação (denominada chave confiável).

  • D.

    Na criptografia assimétrica, cada parte da comunicação possui um par de chaves. Uma chave é utilizada para encriptar e a outra para decriptar uma mensagem. A chave utilizada para encriptar a mensagem é privada e divulgada para o transmissor, enquanto a chave usada para decriptar a mensagem é pública.

  • E.

    Enquanto mecanismo de cifragem de bloco, a criptoanálise diferencial e linear tem como objetivo predizer a saída do bloco a partir das entradas, comparando-se as características entre os textos cifrados e decifrados byte a byte. Tais modalidades são utilizadas para decifrar o algoritmo simétrico RSA e facilitar a descoberta da chave.