Ciência da Computação Segurança da Informação Criptografia, Assinatura e Certificado Digitais

Técnicas criptográficas são essenciais à segurança da informação, nas organizações. A respeito de tal contexto, é correto afirmar que

  • A. no modo CBC (Cipher Block Chaining) do DES (Data Encryption Standard), se houver um erro em um bloco do criptograma transmitido, apenas aquele bloco da mensagem original será afetado, ou seja, o erro não se propaga aos demais blocos.
  • B. para A enviar uma mensagem M confidencial para B, uma possibilidade é encriptar M com uma chave secreta ECB-DES (Encoding Code Book – Data Encryption Standard) e encriptar a chave secreta com a chave pública RSA (Rivest-Shamir-Adleman) de B, garantindo melhor performance ao processo.
  • C. o DES (Data Encryption Standard) é um algoritmo simétrico com chaves de tamanho 64 bits, baseando-se em operações XOR (OU-exclusivo) e S-boxes (caixas-S) variáveis.
  • D. o RSA (Rivest-Shamir-Adleman) é um algoritmo de criptografia simétrica que limita o tamanho das chaves em 1024 por questões de desempenho, já que se baseia em operações com números primos de grande magnitude.
  • E. para um grupo de N usuários, haveria 1 chave pública e N chaves privadas para provar uma comunicação confidencial para quaisquer usuários, i e j, ao considerar a criptografia assimétrica.