Ciência da Computação Segurança da Informação Criptografia e a PKI

Sobre Criptografia, assinale a afirmação correta.

  • A.

    A criptografia de chave pública ou criptografia simétrica é um método de criptografia que utiliza um par de chaves: uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é distribuída livremente para todos os correspondentes via email ou outras formas, enquanto a chave privada deve ser conhecida apenas pelo seu dono

  • B.

    Em um algoritmo de criptografia simétrica, uma mensagem cifrada com a chave pública pode somente ser decifrada pela sua chave privada correspondente. Do mesmo modo, uma mensagem cifrada com a chave privada pode somente ser decifrada pela sua chave publica correspondente.

  • C.

    Os algoritmos de chave pública podem ser utilizados para confidencialidade, mas não para autenticidade. Para confidencialidade, a chave pública é usada para cifrar mensagens, com isso apenas o dono da chave privada pode decifrá-la. Para autenticidade, uma chave privada é usada para cifrar mensagens, com isso garante-se que apenas o dono da chave privada poderia ter cifrado a mensagem.

  • D.

    Assinatura digital é o mesmo que assinatura digitalizada, que consiste em uma assinatura feita a mão por um indivíduo que depois é capturada por scanner e incluída em documentos.

  • E.

    MD5 (Message-Digest algorithm 5) é uma função de espalhamento (hash) amplamente utilizada com um valor de espalhamento de 128 bits. Por ser um padrão de internet (RFC 1321), tem sido aplicada num grande variedade de aplicativos de segurança, além de ser usada para checar integridade de arquivos. Uma chave de espalhamento MD5 é tipicamente um número hexadecimal de 32-dígitos.