Ciência da Computação Sistemas de Apoio à Decisão Apoio à decisão guiado pelos dados Data Warehouse

O Data Warehouse (DW) é um tipo especial de banco de dados que proporciona uma sólida e concisa integração dos dados de uma empresa para a realização de análises gerenciais estratégicas de seus principais processos de negócio. O DW é um depósito de dados

  • A.

    especializado, orientado por assunto, integrado, variável no tempo e volátil. Os usuários podem atualizar os dados e até criar novos dados, ou seja, novas tabelas, para algum propósito específico de interesse gerencial.

  • B.

    orientado por assunto, integrado, variável com o tempo e não volátil. Uma vez inseridos, os dados não podem ser alterados, o que implica não ser necessário nenhum tipo de bloqueio por concorrência de usuários no acesso.

  • C.

    orientado por assunto, integrado, variável com o tempo e volátil. Os dados de um DW variam em relação ao tempo, pois representam resultados operacionais que refletem a evolução da empresa. Isso implica que os dados devem ser constantemente atualizados.

  • D.

    orientado por processos, integrado, variável com o tempo e volátil. Um DW armazena as informações agrupadas por processos de negócios que são atividades desenvolvidas na organização, como transformação de entrada e saída com agregação de valor, essenciais para a tomada de decisões.

  • E.

    especializado, orientado por assunto, integrado, variável com o tempo e não volátil. Em ambientes de múltiplas plataformas sistêmicas, a característica de integração se torna fundamental, pois a organização necessita manter os diferentes padrões existentes entre os diferentes sistemas operacionais.