Ciência da Computação Software Engenharia de Software

A figura I acima, adaptada de java.sun.com, apresenta um diagrama da arquitetura J2EE 1.4. Os principais elementos que compõem a arquitetura são numerados de #1 a #5.

Uma organização executa projetos de desenvolvimento de aplicativos de software embasados na arquitetura J2EE, com padrões de desenho, framework MVC, interoperabilidade XML e bancos de dados relacionais. Além disso, ela adota um processo de desenvolvimento de software baseado no RUP/UML e realiza estimativas de projeto por meio de análise de pontos de função.

A propósito das informações apresentadas acima, e considerando a figura I, bem como os conceitos pertinentes à engenharia de software, julgue os itens a seguir.

Considere que seja realizada uma simplificação na arquitetura de uma aplicação em desenvolvimento, consistindo na eliminação do elemento #3 mostrado na figura I e no conseqüente estabelecimento de ligação direta entre os elementos #2 e #4. Nesse caso, possivelmente ocorrerão os seguintes efeitos: incremento da complexidade de controle de GUI no elemento #2; aumento das vulnerabilidades da aplicação; possibilidade de uso de interface rica no cliente.

  • C. Certo
  • E. Errado