Ciência da Computação Software Engenharia de Software

Julgue os seguintes itens acerca do levantamento e da especificação de requisitos.

I A um caso de uso concreto deve estar relacionado pelo menos um ator. Em um modelo de casos de uso, os atores podem estar organizados em hierarquias, o que possibilita a herança de relacionamentos.

II Um protótipo pode ser construído para auxiliar o entendimento dos requisitos funcionais de um sistema. Nesse caso, o protótipo pode ser descartável e não precisa focar na implementação interna do sistema.

III Os storyboards facilitam o levantamento de requisitos, sendo compostos por rascunhos de telas. Ao usar um storyboard, um analista deve focar no projeto da interface com o usuário e no funcionamento interno do sistema.

IV Na especificação de requisitos, pode-se construir um documento que descreva o sistema em termos gerais. Esse documento apresenta uma visão do sistema e pode capturar as necessidades dos usuários.

V Em um caso de uso são descritos fluxos com as ações dos atores e as respostas do sistema. Em um caso de uso não pode haver fluxos secundários e nem relacionamentos com fluxos de outros casos de uso.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I e V.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    III e IV.