Ciência da Computação Software Engenharia de Software

Em uma empresa de software, foram mapeados os processos a seguir.

• Desenvolvimento Inicial de Software: processo em que, a partir de um Escopo Inicial de Projeto validado pelo cliente, será desenvolvido o Projeto do sistema. O Desenvolvimento Inicial de Software se inicia a partir do momento em que o Escopo Inicial do projeto esteja documentado, ajustado e aprovado. Esse processo vai ter duração flexível, de acordo com a complexidade do projeto.

• Instalação de Infraestrutura: esse processo só é iniciado quando, ocasionalmente, se deseja montar um novo laboratório, ou uma nova sala de apoio da empresa. Ele utiliza o Documento de Infraestrutura gerado por um outro processo, que vai conter todos os dados de execução da montagem da infraestrutura. Sua duração vai depender do tipo de infraestrutura que se está pedindo: se for uma sala, a duração é de 1 semana, se for de um laboratório, será de 2 semanas.

• Levantamento de Negócios: esse processo é cumprido pela equipe de vendas, que é fixa, e se destina a fazer um levantamento inicial de um sistema que foi vendido, produzindo um Escopo Inicial de projeto, que será validado pelo cliente ao final do processo; deve ser cumprido em até 2 semanas, independente da complexidade do sistema e inicia-se com um Documento de Viabilidade e um Contrato Inicial de Projeto, indicando que o cliente já acordou os termos desse projeto. Considere as afirmativas abaixo, que são resultados da análise sobre o que foi dito desses processos.

I - O processo de Desenvolvimento Inicial de Software faz parte do grupo de processos principais e críticos da empresa, pois influencia diretamente a satisfação do cliente e a operacionalização do produto da empresa e tem uma séria dependência do tempo, que faz com que haja impactos no resultado financeiro da empresa, caso gere atrasos.

II - O caso de a duração do processo de Instalação de Infraestrutura ser dependente do tipo de ambiente (sala ou laboratório) pode indicar que esse processo possui, na verdade, dois subprocessos principais: um relativo à Instalação de Infraestrutura de Sala e outro, à Instalação de Infraestrutura de Laboratório, sendo que a decisão de qual subprocesso seria ativado dependeria da entrada, que é o Documento de Infraestrutura .

III - Há uma indicação de que os processos de Desenvolvimento Inicial de Software e de Levantamento de Negócios sempre vão depender de forma direta do processo de Instalação de Infraestrutura, pois qualquer atraso em uma atividade do processo de Instalação de Infraestrutura pode paralisar o Levantamento de Negócios e atrasar o Desenvolvimento Inicial de Software e, deste modo, pode-se interpretar o processo de Instalação de Infraestrutura como um processo crítico.

IV - O Levantamento de Negócios é um processo paralelo ao processo de Desenvolvimento de Inicial de Software; a entrada de ambos os processos seria originária de um mesmo processo anterior e sua saída não influencia o processo de Desenvolvimento Inicial do Software (que não depende dela) e, pelo fato de sua duração e equipe serem fixas, gera menos impacto financeiro na empresa.

Está (estão) correta(s) APENAS a(s) alternativa(s)

  • A.

    I e II.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.