Ciência da Computação Software Engenharia de Software

Atenção: As questões de números 43 a 46 referem-se à UML.

Considere:

I. UML não é um método de desenvolvimento, pois não determina o que fazer ou como desenhar o sistema, e sim, uma linguagem ou notação de diagramas para especificar, visualizar e documentar modelos de software orientados a objetos.

II. As visões mostram diferentes aspectos do sistema que está sendo modelado. Por meio de seus diagramas, cada uma das visões definidas mostrará aspectos particulares do sistema, dando enfoque a ângulos e níveis de abstrações diferentes permitindo, dessa forma, que uma figura completa do sistema possa ser construída.

III. Não havendo sobreposição entre seus diagramas, as visões podem servir de ligação entre a linguagem de modelagem e o método/processo de desenvolvimento escolhido.

IV. Cada modelo de elemento possui uma representação gráfica distinta, sendo que um mesmo elemento pode existir em diversos diagramas, desde que submetidos às regras para definir que elementos poderão ser mostrados em cada tipo de diagrama.

Está correto o que consta em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.