Ciência da Computação Software Engenharia de Software

A respeito da Qualidade de Software, analise as seguintes assertivas:

I. O Gerenciamento da Qualidade exerce um papel fundamental para o desenvolvimento de software. Desde o início de um projeto, a qualidade deve ser vista como um fator crítico para o sucesso do software e deve ser considerada durante todo o ciclo de vida do mesmo.

II. Um modelo de capacitação particularmente importante para a área de software é o CMM (Capability Maturity Model), do Software Engineering Institute. O CMM descreve os estágios de maturidade que passam as organizações quando evoluem no seu ciclo de desenvolvimento de software, através de avaliação contínua, identificação de problemas e ações corretivas, dentro de uma estratégia de melhoria dos processos.

III. Total Quality Management (TQM) é um sistema desenvolvido no Japão, montado pelo Grupo de Pesquisa do Controle da Qualidade da Union of Japanese Scientists and Engineers (JUSE). Uma das principais formas de implementação do controle de processos e adotada pelo TQM é a utilização do Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Action), que consiste em 4 fases: planejar, executar, verificar e atuar corretamente.

IV. Total Quality Control, ou TQC, é uma abordagem para sucesso a longo prazo, que é medida por meio da satisfação do cliente e baseada na participação de todos os membros da organização. TQC foca a melhoria de processos, produtos, serviços e cultura organizacional, e considera qualidade de um processo como responsabilidade do “dono” do processo.

A sequência correta é:
  • A. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • B. As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
  • C. Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
  • D. Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.