Ciência da Computação Software Engenharia de Software

A UML representa o desenvolvimento de novos conceitos não normalmente usados. Por isso e muitas outras razões, o bom entendimento da UML não é apenas aprender a simbologia e o seu significado, mas também aprender a modelar a Orientação a Objetos. Nesse aspecto, é correto afirmar:

  • A. a notação, definida pelos seus vários tipos de diagramas, é o modo pelo qual um gerente de projeto pode descrever os vários aspectos de modelagem pela UML. Se num determinado projeto ele necessitar de um diagrama estático, onde a estrutura descrita é sempre válida em qualquer ponto do ciclo de vida do sistema, o diagrama de classe é a ferramenta recomendada.
  • B. o diagrama de seqüências de análises é a implementação de um diagrama de classe, onde os atributos e as operações ainda não estão completamente definidos, o que ocorrerá somente após a inicialização do caso de uso por um ator.
  • C. a UML usa uma combinação de diagramas de estado, diagramas de seqüência e diagramas de atividade para representar o comportamento estático dos objetos e classes que tiverem sido identificados como parte do modelo de análise.
  • D. um diagrama de seqüência representa a associação seqüencial entre os objetos, as seqüências de métodos de um objeto e a conexão dos caminhos do caso de uso.
  • E. um diagrama de caso de uso, quando não contém elementos modelados para um sistema, mostra os diferentes relacionamentos, mas não as generalizações; mostra as associações, mas não as dependências entre estes elementos.