Ciência da Computação Sistemas Operacionais Entrada e Saída

A respeito da estrutura dos sistemas operacionais, assinale a opção correta.

  • A. Uma vez que threads podem ser geradas por um processo, para o conjunto total de processos e suas respectivas threads, é mantido apenas um único contador de programa (PC – Program Counter) usado para especificar a próxima instrução a ser executada.
  • B. São atividades relacionadas ao gerenciamento de disco, e realizadas pelo sistema operacional, o controle do espaço em disco, escalonamento do disco e provimento de uma interface genérica controladora dos dispositivos de entrada/saída dos meios de armazenamento.
  • C. O processamento de tarefas em lote (batch) com multiprogramação tem por objetivo principal minimizar o tempo de resposta e, neste caso, a fonte de instruções para o sistema operacional são os comandos enviados pelo terminal.
  • D. Os sistemas operacionais são dotados de interfaces gráficas para o usuário (GUI – Graphic User Interface), cuja função é efetuar o controle de acesso aos recursos do sistema computacional, por parte dos usuários.
  • E. Com a entrada/saída dirigida por interrupção ou acesso direto à memória, o processador pode submeter uma operação de entrada/saída de uma dada tarefa enquanto esta é efetuada pelo controlador de dispositivo, e assim, a CPU (Central Processing Unit) pode executar outra tarefa.