Ciência da Computação Segurança da Informação Firewalls

Em reunião realizada em um órgão estadual, foram identificadas algumas necessidades e requisitos em relação à sua infraestrutura de rede de computadores, conforme listado nos seguintes itens.

I Mudança da arquitetura e topologia atuais — Token Ring e Anel, respectivamente— para uma topologia mais tolerante a falhas, no caso de rompimento de um cabo de rede ligado a uma estação.

II Proteção adequada ao novo cabeamento da rede, em razão de, no prédio, haver diversas fontes de interferência eletromagnética.

III Transmissão de dados em alguns pontos da rede com velocidade de 1Gbps.

IV Implantação de proteção da rede interna contra invasões externas por meio da análise dos cabeçalhos IP.

V Recurso que permita intermediar o acesso da rede interna e da rede externa, funcionando também como filtro de conteúdo e cache.

VI Implantação de dispositivo de rede que permita gerenciar o tráfego entre as estações, segmentar a rede e realizar roteamento.

VII Implementação de serviços para transferência de arquivos, mensagens eletrônicas e de distribuidor de IPs para rede interna.

VIII Interligação que permita acessar redes de secretarias de outros órgãos, mesmo com arquitetura e topologia distintas.

Considerando as necessidades e os requisitos descritos nos itens acima, bem como a teoria sobre redes de computadores, julgue os itens de 68 a 79.

Uma solução adequada para o item IV é a utilização de firewall por filtragem de pacotes, dada a sua capacidade para analisar os endereços IPs, especificamente o cabeçalho dos pacotes IPs, e, em razão de, por meio de uma tabela de regras, decidir se o pacote pode prosseguir ou não. Esse procedimento torna-se possível pelo fato de o firewall atuar no nível da camada de rede do OSI, que é equivalente à camada Internet do protocolo TCP/IP.

  • C. Certo
  • E. Errado