Ciência da Computação Sistemas Operacionais Gerência de memória

O sistema operacional, no esquema de partição variável, mantém uma tabela indicando que partes da memória estão disponíveis e quais estão ocupadas. Para realizar a alocação dinâmica de memória, ou seja, atender a uma solicitação de alocação de tamanho n, a partir de uma lista de intervalos livres, existem algumas estratégias, das quais as mais comuns são:

I. aloca o primeiro intervalo que seja suficientemente grande. A busca pode começar tanto pelo início da tabela como por onde a busca anterior terminou.

II. aloca o menor intervalo que seja suficientemente grande. Percorre-se a tabela inteira (a menos que esteja ordenada por tamanho) para se encontrar o menor intervalo.

III. aloca o maior intervalo. Percorre-se a tabela inteira (a menos que esteja ordenada por tamanho) para se encontrar o maior intervalo.

Pode-se afirmar corretamente que

  • A.

    a estratégia II é denominada menos apto (worst-first).

  • B.

    a estratégia III é a mais eficiente de todas em termos de redução de tempo.

  • C.

    quando um processo termina, ele libera seu bloco de memória. Mesmo que o intervalo liberado seja adjacente a outro intervalo, estes são mantidos separados na tabela para dar mais flexibilidade à alocação de memória.

  • D.

    a estratégia I é denominada maior e melhor (best-first).

  • E.

    a estratégia II é denominada mais apto (best-fit).