Ciência da Computação Sistemas Operacionais Gerência de memória

O gerenciamento eficiente da memória é uma tarefa crítica do sistema operacional. A respeito de tal contexto, assinale a opção correta.

  • A. A técnica denominada troca de processos (swapping) é usada pelo sistema operacional para mudar a localização dos processos na memória, agrupando todas as áreas de memória livre em um único bloco, consumindo parte do tempo útil do processador para essa execução.
  • B. Na técnica de paginação hierárquica, cada página de um processo é transferida para a memória, apenas quando é necessária. Para melhorar o desempenho, são usados discos redundantes e replicação de páginas operados de forma paralela.
  • C. Um endereço físico é aquele gerado pela CPU (Central Processing Unit) enquanto o endereço lógico é aquele tratado diretamente pela unidade de memória, carregado especificamente no registrador de endereço de memória.
  • D. Em máquinas Intel 80x86, o sistema operacional Linux usa apenas cinco segmentos: segmento para o código do kernel, segmento para os dados do kernel, segmento para o código do usuário, segmento para os dados do usuário e o segmento de estado da tarefa (TSS – Task State Segment).
  • E. Cada entrada em uma tabela de segmentos possui uma base de segmento que contém o endereço físico inicial no qual o segmento está localizado e o limite de segmento, que indica a extensão do segmento.