Ciência da Computação Gestão de TI Gerência de Projetos

Analise as seguintes afirmações relativas ao processo Seleção de Fornecedores, segundo as técnicas de gerenciamento de projetos:

I. Um Sistema de Classificação é um método para quantificar dados qualitativos de forma a minimizar os efeitos de influências pessoais na seleção de fornecedores. A maioria desses sistemas envolve: designar um peso numérico para cada critério de avaliação; atribuir notas para cada fornecedor em cada critério; multiplicar o peso pela nota; e totalizar os produtos resultantes para cálculo do resultado final.

II. Nas Estimativas Independentes a organização contratante pode preparar suas próprias estimativas para servir de base para avaliação dos preços propostos. A ocorrência de diferenças significativas em relação às estimativas pode indicar que a Declaração de Trabalho não foi adequada ou que o fornecedor não entendeu ou errou no pleno atendimento à Declaração de Trabalho. Essas estimativas são freqüentemente referenciadas como estimativas, isto é, "quanto deve custar".

III. Um Sistema de Ponderação envolve o estabelecimento de requerimentos mínimos de desempenho para um ou mais critérios de avaliação. Por exemplo, pode ser exigida dos fornecedores a apresentação de um gerente de projetos que seja um Project Management Professional (PMP) antes que o restante da proposta seja considerada.

IV.A Negociação Contratual envolve o esclarecimento e o acordo mútuo da estrutura e requerimentos do contrato antes de sua assinatura. A linguagem final do contrato deve refletir, o máximo possível, todo o acordo alcançado. Os assuntos cobertos incluem, mas não se limitam, a responsabilidades e autoridades, termos e leis aplicáveis, abordagens quanto à gerência técnica e do negócio, financiamento do contrato e preço.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • a.

    I e II

  • b.

    II e III

  • c.

    III e IV

  • d.

    I e III

  • e.

    II e IV