Ciência da Computação Gestão de TI Gerência de Projetos

Considerando-se conceitos e objetivos da gerência de projetos, tem-se que

  • A.

    o reconhecimento de novas partes interessadas do projeto, trazendo novos requisitos na fase de execução, não influencia em nada o projeto e não implica novo cálculo de estimativas de custos e recursos, pois esse problema é identificado como um risco mínimo do projeto.

  • B.

    o maior motivo para que duas empresas do mesmo ramo, em países diferentes, tenham graus diferentes de qualidade, confiabilidade e produtividade são seus aspectos étnicos, pois, no caso de projetos, o aspecto étnico é o que mais tem influência nas estimativas de tempo e custo.

  • C.

    em empresas com organização voltada para projetos, ou empresas projetizadas, o gerente de projetos organiza os projetos de acordo com as necessidades das gerências funcionais, que serão responsáveis pela liberação de recursos, sendo que este fator não é o único que limita o poder do gerente de projetos neste tipo de empresa.

  • D.

    o gerente de projeto deve ser um bom técnico, com liderança natural, que, se preciso for, pode especializar-se mais ainda em técnicas de liderança, sem precisar saber negociar, pois negociação é tarefa do gerente de portifólios e do patrocinador do projeto.

  • E.

    o encerramento de um projeto vai tratar, entre outras coisas, do aceite do patrocinador, da geração de base de dados de lições aprendidas e das atualizações dos ativos de processos organizacionais.