Ciência da Computação Gestão de TI Gerência de Projetos

Uma empresa foi contratada para desenvolver um projeto de um software controlador de válvulas de alívio de pressão em dutos de gás. Na fase de coletas de requisitos, foi definido que o conjunto hardware mais software deveria ter 99,999% de disponibilidade e que deveria ser testado contra uma série de 126 cenários distintos. O esquema de testes deveria contemplar o histórico das válvulas antigas, respondendo de forma adequada a todos os cenários históricos, conforme uma série de especificações que foram estabelecidas pelos especialistas em dutos. Ademais, ficou estabelecido também que o sistema deveria contemplar uma série de facilidades, tais como funcionamento cliente- servidor (com monitoração remota através de uma interface gráfica) e histórico mantido em banco de dados com duplicação e backups diários. A empresa contratante, em comum acordo com a empresa contratada, estabeleceu um limite de dispêndios mensais que fez com que a empresa contratada estabelecesse uma data de entrega posterior ao inicialmente desejado pela empresa contratante. Qual das seguintes descrições é uma conclusão correta em relação aos requisitos coletados na definição desse projeto?
  • A. A necessidade do esquema cliente-servidor é um requisito de adaptabilidade e mobilidade do sistema.
  • B. As respostas predeterminadas para os cenários existentes constituem um requisito funcional do sistema.
  • C. Os requisitos funcionais só se aplicam a sistemas de software, não sendo, então, aplicáveis a esse projeto, que contém hardware e software.
  • D. Uma empresa contratante não tem o direito de estabelecer o esquema de testes desejados, podendo apenas estabelecer requisitos não funcionais de disponibilidade.
  • E. O tempo de entrega não é função dos dispêndios realizados pela contratante, tendo esta relação sido estabelecida pela contratada como uma estratégia de negociação.