Questões de Concurso de Gestão da Qualidade - Ciência da Computação

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 725116

Ministério da Educação (MEC) 2014

Cargo: Especialista em Processos de Negócios / Questão 78

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação a gerenciamento de projetos, julgue os itens seguintes. O gerenciamento da qualidade do projeto inclui avaliar a qualidade e as funcionalidades do projeto, uma vez que um baixo nível de qualidade afeta diretamente o nível das funcionalidades.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 610859

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Gestão Logística / Questão 67

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base na ISO 9001, julgue os itens seguintes, a respeito de gerenciamento de qualidade.

No desenvolvimento de um sistema de qualidade, a organização deve seguir fielmente os processos já existentes em sua estrutura, não lhe cabendo, portanto, determinar a sequência e a interação desses processos; e isso porque, a partir dos processos já existentes, serão determinados critérios e métodos necessários para assegurar que a operação e o controle do sistema e dos processos sejam eficazes e com a qualidade desejada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 610860

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Gestão Logística / Questão 68

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base na ISO 9001, julgue os itens seguintes, a respeito de gerenciamento de qualidade.

Um sistema de gestão da qualidade deve enfatizar a importância tanto do entendimento quanto do atendimento dos requisitos, porém sem a necessidade de considerar os processos em termos de valor agregado, uma vez que o foco é obtenção e qualidade dos resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 609710

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Administração de Serviços de Tecnologia da Informação / Questão 96

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Indicadores são utilizados para a avaliação da qualidade de produtos, processos e clientes. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Além de ser empregado para medição e avaliação da qualidade de produtos e processos, um sistema de indicadores deve ser utilizado para controle de desempenho futuro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 609711

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Administração de Serviços de Tecnologia da Informação / Questão 97

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Indicadores são utilizados para a avaliação da qualidade de produtos, processos e clientes. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Indicadores de desempenho possibilitam a criação de estratégias de planejamento mediante planejamento, desenvolvimento e implementação de intervenções de melhorias e de sistemas de avaliação e medição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 609712

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Administração de Serviços de Tecnologia da Informação / Questão 98

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Indicadores são utilizados para a avaliação da qualidade de produtos, processos e clientes. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A implantação de um sistema de indicadores dispensa uma estruturação específica de formas de coleta, processamento e análise dos dados, visto que essas estruturas estão previstas no planejamento empresarial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 485306

Casa da Moeda do Brasil 2012

Cargo: Analista da CMB - Área Gestão em TI / Questão 11

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O termo ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

A respeito desse modelo, considere as afirmações a seguir.

I - Sua adoção reduz o esforço de implantação da gestão da qualidade nas organizações, pois ele defi ne como os procedimentos e processos devem ser executados.

II - O trabalho realizado e os resultados são revisados uma vez ao ano.

III - Auditorias internas e externas são necessárias, pois ambas são insumos para o processo de melhoria contínua da qualidade.

É correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    II e III

Questão 554524

Tribunal Superior do Trabalho (TST) 2012

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Análise de Sistemas / Questão 49

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Uma das estratégias que podem ser utilizadas por uma empresa para que possa realizar atividades de uma forma diferente de uma concorrente e aumentar sua competitividade no mercado é estratégia de nicho, que consiste em

  • A.

    trabalhar com parceiros de negócio em alianças, joint ventures ou empresas virtuais.

  • B.

    aumentar a fatia de mercado, adquirir mais clientes ou vender mais produtos.

  • C.

    selecionar um segmento de curto alcance e ser o melhor em qualidade, velocidade ou custo nesse mercado.

  • D.

    introduzir novos produtos e serviços, adicionar novos recursos aos produtos e serviços existentes ou desenvolver novas maneiras de produzi-los.

  • E.

    produzir produtos e/ou serviços com o custo mais baixo na indústria.

Questão 562425

Ministério Público Estadual - AP (MPE/AP) 2012

Cargo: Analista Ministerial - Área Tecnologia da Informação / Questão 29

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

São processos de TI do domínio Planejamento e Organização (PO) do CobiT 4.1:

  • A.

    Gerenciar a qualidade e Gerenciar Mudanças.

  • B.

    Gerenciar os recursos humanos e Identificar soluções automatizadas.

  • C.

    Comunicar Objetivo e direcionamentos gerenciais e Adquirir Recursos de TI.

  • D.

    Definir um plano estratégico para TI e Definir a arquitetura da informação.

  • E.

    Gerenciar Projetos e Adquirir e manter infraestrutura tecnológica.

Questão 566495

Liquigás Distribuidora SA 2012

Cargo: Profissional Júnior - Área Tecnologia da Informação - Atuação: Análise de Infraestrutura / Questão 41

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

A adoção de Sistemas Integrados de Gestão cria a expectativa de benefícios para a operação empresarial. Diversas pesquisas com usuários desses sistemas identificaram não apenas esses benefícios, mas também algumas barreiras e dificuldades para uma implantação rápida e bem-sucedida.

Dentre esses benefícios e barreiras, a literatura cita, entre outros, respectivamente, a(o)

  • A.

    reação à mudança e o uso de um mesmo banco de dados.

  • B.

    otimização da comunicação e a redução do retrabalho.

  • C.

    integração das informações que fluem pela empresa e a reação à mudança.

  • D.

    custo e o prazo elevados e a integração das informações que fluem pela empresa.

  • E.

    desinteresse gerencial e a otimização da comunicação.