Ciência da Computação Sistemas Operacionais Tipos Linux ou Unix

Arquivos em Linux são protegidos atribuindo-se a cada um deles um código de proteção de 9 bits. O código de proteção consiste em campos de 3 bits, um grupo para qualquer usuário, outro para o usuário do arquivo e um para o grupo ao qual o usuário pertence. Cada campo possui um bit de permissão de leitura, um bit de permissão de escrita e outro de permissão de execução. Por exemplo, o código de proteção de um arquivo definido como “-wxr-xr--" significa que:
  • A. membros do grupo e o proprietário podem ler, executar e escrever no arquivo e outros usuários podem apenas ler.
  • B. membros do grupo podem escrever e executar o arquivo, qualquer usuário pode ler e executar o arquivo e o dono do arquivo pode apenas ler o conteúdo do arquivo.
  • C. qualquer usuário pode escrever e executar o arquivo, o proprietário pode ler e executar o arquivo e membros do grupo podem apenas ler o arquivo.
  • D. o proprietário pode escrever e executar o arquivo, membros do grupo podem ler e executar o arquivo e qualquer usuário pode ler o arquivo.
  • E. o proprietário pode ler, escrever e executar o arquivo, membros do grupo podem ler e escrever no arquivo e qualquer usuário pode ler e executar o arquivo.