Ciência da Computação Segurança da Informação

O acesso aos diversos recursos de redes é constante preocupação dos administradores de redes. Usuários estranhos a determinados recursos não devem, em nenhuma hipótese, acessar, alterar, excluir ou realizar cópias desses recursos. Para isso, os administradores de redes utilizam o conceito de permissões de acesso, que fornecem ao usuário os direitos locais ou remotos que terão aos recursos. A composição dessas permissões dará ao usuário os privilégios necessários ao seu trabalho no ambiente de rede. As permissões locais são concedidas pelo sistema de arquivo utilizado pelo sistema operacional (FAT32, NTFS ou outro), e as permissões remotas são dadas pelos compartilhamentos executados.

Em relação às permissões efetivas (combinação das permissões locais e remotas), tem-se que
  • A. existe limitação na concessão de permissões a arquivos e pastas com o sistema FAT32.
  • B. é possível realizar restrições de acesso sem a utilização ou combinação de permissões de acesso e de compartilhamento, bastando, para isso, usar um serviço de FTP.
  • C. a permissão efetiva de um arquivo será diferente da permissão efetiva da pasta onde ele se encontra, independente da situação em tela.
  • D. a permissão efetiva de um arquivo ou pasta se dá pela permissão mais restritiva, entre as permissões NTFS e o compartilhamento.
  • E. as permissões de NTFS sobrepõem-se sempre às permissões de compartilhamento, uma vez que o acesso local é mais importante que o acesso remoto.