Ciência da Computação Sistemas Operacionais

Considere as afirmativas sobre o funcionamento dos Sistemas Operacionais (SOs):

I. Para melhor utilizar a CPU, os SOs modernos utilizam o multiprocessamento, que permite que vários processos fiquem ao mesmo tempo na memória. Os sistemas de tempo compartilhado são uma extensão do multiprocessamento em que algoritmos de escalonamento alternam entre os processos, dando a impressão que estão sendo executados concorrentemente.

II. Para impedir que programas de usuário interfiram na operação apropriada do sistema, o SO tem duas modalidades de operação: modo de usuário e modo kernel. As instruções privilegiadas só podem ser executadas no modo kernel. A memória em que o SO reside também deve ser protegida: um timer impede loops infinitos. Uma interrupção por timer é uma instrução privilegiada.

III. O gerenciamento de processos inclui a criação e a exclusão de processos e mecanismos para a comunicação e sincronização entre processos. O gerenciador de E/S é responsável pela alocação e liberação dinâmica de espaço na memória principal, bem como pelo espaço de armazenamento em dispositivos de E/S. Este gerenciador trabalha com um sistema de arquivos para a representação de arquivos e diretórios.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. II.
  • C. II e III.
  • D. III.
  • E. I.